Vida de Leitor e o Nobel da Literatura


IMG_4119

Raras vezes o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura me causou a satisfação que senti agora ao saber que, desta vez, era Patrick Modiano quem o recebia. A minha vida de leitor foi, durante muito tempo, um caminho de perseguição dos autores consagrados pela leitura de outros leitores, autores já premiados pelos galardões formais ou pelo consenso mediático de tantas leituras. De certa maneira, a minha leitura pessoal era um repisar de milhares de outras leituras. Só depois o caminho da minha leitura se fez apontando para vias menos iluminadas pelos focos mediáticos, caminhos desbravados como descobertas em primeira mão, quase independentes das leituras dos outros leitores, apesar de ter sido no convívio de certas páginas marginais que encontrei as pistas.

Agora são os prémios que vêm surpreender as minhas leituras, subitamente acendem-se os holofotes naquele caminho que já fiz, ou pelo menos parte dele, como que a confirmar que o novo trilho é seguro. Isto é novo na minha vida de leitor. Pela primeira vez os holofotes chegam depois de eu ter passado, pela primeira vez o premiado não é um autor distante ou quase desconhecido. Pela primeira vez o prémio vem para um velho amigo.

Deixe uma Resposta

