Leituras – W. G. Sebald III


Não sei como escolho os locais em que entro numa cidade estrangeira. Por um lado, sou muito esquisito e passo horas a andar pelas ruas e vielas antes de me decidir; por outro, acabo quase sempre por entrar num sítio qualquer e comer ali, num ambiente desagradável e com uma sensação de desconforto, um prato que nada tem que o recomende. Assim aconteceu nessa noite de 5 de Novembro. Se tivesse seguido a minha primeira ideia, não teria sequer transposto a entrada deste restaurante que logo de fora dava a impressão de mal afamado. Mas eis-me sentado num banco de cozinha revestido de plástico vermelho marmoreado, a uma mesinha que abana, numa gruta enfeitada com redes de pesca. O revestimento do chão e as paredes estavam tratados com um azul-marinho horrendo que me tirava toda a esperança de voltar um dia a ver terra firme. A sugestão de estar rodeado de água por todos os lados ficava completa com uma marinha pendurada do tecto, mesmo na minha frente, numa moldura bronze-dourada, como os tampos dos fogões antigos. Representava, como é próprio das marinhas, um barco, empoleirado na crista de uma onda turquesa encimada por espuma branca, prestes a precipitar-se no abismo que se abre diante da sua proa. Era com toda a evidência o momento imediatamente anterior à catástrofe. Fui ficando cada vez mais mal disposto. Tive que afastar o prato com uma boa metade da pizza por comer e segurar-me com ambas as mãos à mesa, como nos seguramos à amurada quando enjoamos. Sentia a testa gelada de medo, mas estava incapaz de chamar o empregado para pedir a conta.

W. G. Sebald, Vertigens (1990), II – All’estero

Sebald Vertigens

Deixe uma Resposta

