Leituras – W.G. Sebald


Vivo muito perto do aeródromo de Seething. Vou até lá muitas vezes passear com o meu cão e penso como seria aquilo, em 1944, em 1945, quando aviões levantavam voo com a sua pesada carga e atravessavam o mar, rumo à Alemanha. Dois anos antes de se iniciarem estas excursões, um Dornier da Luftwaffe despenhou-se num terreno perto de minha casa, durante um ataque a Norwich. Um dos quatro membros da tripulação que perderam a vida, o Tenente Bollert, fazia anos no mesmo dia que eu e tinha a mesma idade do meu pai.

E é tudo quanto a pontos de intersecção entre a minha vida e a história da guerra aérea. Sem qualquer significado em si, nem por isso deixaram de me ocupar a cabeça e, de certo modo, acabaram por me levar a entrar pelo menos um pouco na questão de saber porque é que os escritores alemães não queriam ou não podiam descrever a destruição das cidades alemãs vivida por milhões de pessoas. Tenho plena consciência de que as minhas notas avulsas não fazem jus à complexidade do assunto, mas creio que mesmo na sua forma imperfeita abrem perspectivas sobre o modo como a memória, individual, colectiva e cultural, lida com experiências que ultrapassam os limites do tolerável. Parece-me também, a ajuizar pelo correio que recebi, que a exposição das minhas indagações sobre a arrumação intelectual da nação alemã tocou um ponto sensível. Assim que os jornais suíços deram notícias das minhas lições de Zurique, logo me chegaram imensas perguntas da imprensa, rádio e televisão alemãs. Queriam saber se podiam publicar excertos do que tinha exposto ou se estava disposto a continuar a discussão dessas coisas em entrevistas. Houve também particulares que pediram para ver os textos de Zurique. Alguns desses pedidos eram motivados pela necessidade de ver finalmente os Alemães apresentados como vítimas.

W.G. Sebald, História Natural da Destruição (1999), Parte III

 Sebald História Destruição

Deixe uma Resposta

