Leituras – W. G. Sebald II


Na manhã seguinte acordei tarde e depois de pequeno-almoço sentei-me um pouco a ler os jornais onde, a par das habituais notícias dos chamados acontecimentos do dia e do mundo, encontrei uma notícia sobre um homem qualquer que, a seguir à morte da sua mulher da qual cuidara com a máxima dedicação durante uma doença grave e prolongada, caiu numa tristeza tal que decidiu pôr termo à própria vida mediante uma guilhotina: construiu-a ele próprio, no pátio quadrado de cimento onde se situam as escadas exteriores para a cave da sua casa, em Halifax, pois enquanto artesão, e após fundamentada ponderação de outras possibilidades, pareceu-lhe o instrumento mais fiável para realizar o seu plano; e, como dizia o breve artigo, lá foi depois encontrado, jazendo de través e com a cabeça cortada por um aparelho de decapitação de construção excepcionalmente robusta até aos mais ínfimos pormenores, com uma lâmina de corte, era ainda referido, que duas pessoas fortes dificilmente levantariam. Tinha ainda na mãos rígida o alicate com que cortara o arame que fez funcionar o dispositivo. Austerlitz veio buscar-me por volta das onze e enquanto seguíamos para o rio por Whitechapel e Shoreditch contei-lhe esta história; durante muito tempo ele nada disse, talvez porque, censurei-me eu mais tarde, achasse de mau gosto eu deter-me nos aspectos absurdos do caso. Já estávamos há algum tempo na margem do rio a olhar para a água castanha-acinzentada que corria para terra quando ele disse, olhando a direito para mim, como por vezes fazia com uns olhos muito abertos e amedrontados, que compreendia muito bem o carpinteiro de Halifax, pois não há coisa pior do que falhar o termo de uma vida infeliz.

W.G. Sebald, Austerlitz (2001)
 
 
 Austerlitz

Deixe uma Resposta

