E se um dia…


E se um dia uma palavra se revoltasse contra a ditadura da gramática e fugisse ao dicionário? Todos os professores dizem que isso nunca aconteceu, mas garanto-vos que houve uma palavra que já uma vez o fez.

Um dia a palavra AMOR cansou-se da falta de amor das outras palavras e desapareceu sem ninguém dar por ela. Pegou nas suas quatro letrinhas, convencida que ao desaparecer iria fazer falta a muita gente e, por um processo misterioso, abandonou todos os dicionários do mundo.

Foi tão engenhosa que nenhum poeta, nenhum escritor, nenhum actor, nenhum professor deu por isso. As pessoas continuaram a falar e a escrever como sempre; e ninguém descobriu que a palavra AMOR faltava no dicionário. Nem sequer era uma palavra fugitiva, pois se ninguém dera pela sua fuga também ninguém a perseguia.

Quando a palavra AMOR se escondeu pensou que o seu refúgio iria durar pouco menos de dois meses. Certamente que alguém ia dar conta da sua falta nos dicionários. Mas os dois meses passaram e ninguém deu o alerta. E depois mais dois meses. E mais dois. Havia-se escondido atrás de outras palavras, disfarçando-se com outras letras, e a camuflagem era tão boa que ninguém a encontrou nem por acaso.

Isto que vos conto aconteceu há muito tempo, por isso pergunto: será que a palavra AMOR chegou a voltar aos dicionários? Tens a certeza que ela se encontra lá? Quando foi a última vez que lá foste procurá-la? Tens a certeza que sabes o que realmente ela significa? Se eu fosse a ti pegava num dicionário e corria a procurá-la.

Uma resposta to “E se um dia…”

  1. maria joao alfaia mendes Says:

    Bem pensado! Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: