Bohumil Hrabal – A terra onde o tempo parou


“Não é melhor estar a montar uma máquina destas do que ir à taberna ver as raparigas?”, perguntou o papá, levantando a capota e mostrando ao tio onde estavam as velas, a cabeça do motor, o filtro de ar, depois desmontou algumas peças e depois a cabeça e, esfregando as mãos, explicava e mostrava entusiasticamente o que eram os cilindros, os pistons e onde ficava o eixo da direcção. E o tio gritava: “Aí, meu irmão, tens razão, mas a tal Vlasta do bar de Havrda, diz lá, meu irmão, uma vez uns gajos estavam a jogar às cartas e a Vlasta diz-me: “Meu touro, anda divertir-te um pouco!”. Mas o velho Svec tinha-me designado para fazer de banqueiro, estava sentado ao seu lado como um Rothschild, com um molho de notas de mil na mão, que outro merecia uma honra assim, não é verdade? E Vlasta tirou a blusinha, pôs uma mão atrás das costas e disse: “Fala comigo sobre o renascimento europeu, ‘stás a ouvir?”. Mas eu segurava os milhares e não lhe prestava atenção, e então, de repente, Vlasticka desapertou o botão do soutien e as mamas jorraram para fora, como duas canecas de cerveja, uma mama até me bateu na cabeça e a outra abateu-se sobre o velho Svec que caiu, arrastando a toalha, e todos os jogadores foram deitados abaixo com as mamas da Vlasticka que, em pé diante de nós, parecia um quadro da ressurreição: Jesus levantando-se do túmulo, perante os soldados cheios de medo… Vlasta, de pé, acabou por pôr os peitos novamente no soutien, enquanto o velho Svec dizia: “As cabras devem voltar ao curral…”, e depois pediu dois conhaques e disse-me: “Tu vais sentar-te sempre ao meu lado, meu bom cristão, tu trazes-me sorte”. O pai interrompeu-o: “Segura-me lá a chave de parafusos… mas deixa lá que vocês divertem-se bem, não é?”. “Pois é”, e os olhos do tio brilharam, “é verdade!”. “Pois”, disse o meu pai com desgosto, “mas hoje, pela primeira vez, vamos tirar também o carter, ‘tá bem?”.

Bohumil Hrabal, A terra onde o tempo parou, Cap. 6 (1974)
 
 
Bohumil Terra onde tempo parou
 

Deixe uma Resposta

