Pormenor


 

 

Embora estivesse massacrado, o cérebro ainda levava muitas rotações que não o deixavam adormecer, por isso voltou a levantar-se debilmente para dar um derradeiro gole de whisky. Evitou o copo, porque da garrafa poderia retirar tudo o que quisesse. No fim do fôlego, o whisky a escorrer na goela queima, e na consciência fica só a sensação que, lá atrás, irrompem estalidos pirotécnicos e repetidos clarões de explosão, alucinantes, beras, alienígenas. Depois desaguam dois ou três pensamentos tímidos, encavalitados uns nos outros, como palhaços trapalhões sem graça.

Mas há sempre uma réstia de espírito que não se consegue discernir: mero estatismo de imagens eléctricas? Talvez a raiz primeira do pensamento não seja a imagem vocabular mas a imagem desfocada de olhos passados. É como o restolho. Parece que não é importante e ninguém lhe liga, mas a partir disso, provavelmente, outras coisas podem ser geradas. Talvez seja esse o elemento fundante e gerador da recerebração da humanidade.

Por mais que quisesse teorizar as grandes verdades, universalizá-las e torná-las absolutas, tais verdades não poderiam deixar de ser pormenor. No homem, naqueles que pensam filosoficamente, dá-se um salto místico do nada para a universalidade, e na nossa pequenez isso parece certo, misticamente certo, mas ficamos corados ao explicá-lo. E, no entanto, se uma vida é apenas uma vida, é pormenor de quem a vive, então, a universalidade é um dos seus pormenores. Porque tudo aquilo que se diz ser universal é o pequenitates homem que o diz.

 

Uma resposta to “Pormenor”

  1. Concordo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: